Poucos escritores conseguem a proeza de se tornar populares fazendo literatura de altíssima qualidade. Um caso raro é o inglês Graham Greene, autor de livros já clássicos na prosa do século XX, como O poder e a glória, O cerne da questão e este "O Americano Tranqüilo". O motivo é simples: Greene lança mão de tramas detetivescas e intrigas de espionagem internacional, mas injeta nesse gênero associado à literatura de entretenimento – o romance policial – uma dimensão profunda, que expõe questões sobre inocência e culpa, pecado e expiação, desejo e renúncia.
A dimensão espiritual ou metafísica de sua literatura foi muitas vezes atribuída ao fato de o escritor ter se convertido ao catolicismo em 1926. Greene, entretanto, sempre rejeitou o epíteto de “romancista católico”, empregado pela crítica como se ele fosse um religioso buscando temas literários adequados a sua crença. Ao contrário, o autor de Os farsantes e O condenado (ambos publicados pela Editora Globo) foi um escritor no sentido forte do termo, que procurou estar em contato com as paixões humanas naquelas situações extremas nas quais o crime e a santidade se aproximam.
No caso de "O Americano Tranqüilo", torna-se clara a confluência, característica de sua obra, entre enredo detetivesco, pano de fundo marcado pela conjuntura política e personagens que, envolvidas em dramas de consciência moral, são assombrados pelo fantasma do crime, essa forma radical de exorcizar os desejos.
A ação do livro é ambientada durante a Guerra da Indochina (1946-1954), na qual se enfrentaram a França (que tentava reconquistar um controle sobre o país asiático perdido durante a Segunda Guerra Mundial) e os guerrilheiros comunistas de Ho Chi Minh. O conflito é seguido de perto pelos correspondentes de guerra, dentre os quais Thomas Fowler, veterano jornalista inglês que divide o tempo ocioso entre as casas de ópio de Saigon e a amante vietnamita Phuong.
- Literatura
- Ação civil
- Administração
- Antropologia
- Aromaterapia
- Arte
- Auto Ajuda
- Biografia
- Biologia
- Ciência
- Ciência Política
- Códigos
- Comunicação
- constituiçoes
- Contabilidade
- Contos
- Dicionário
- Direito
- Direito administrativo
- Direito empresarial
- Direito imobiliário
- Direito tributário
- Direitos humanos
- Economia
- Educação
- Educação fisica
- Enfermagem
- Esotérico
- Espiritualista
- Esporte
- Farmacia
- Ficção
- Filosofia
- Física
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastronomia
- Geografia
- Gramatica
- Hermeneutica
- História
- Homeopatia
- Infantil
- Infanto juvenil
- Informática
- Inglês
- Jornalismo
- Jurídico
- Legislação
- Liderança
- Marketing
- Massagem
- Matemática
- Medicina
- Meditação
- Metologia
- Monografia
- Musica
- musica
- Negocio
- Neurolinguística
- Notarial
- Nutrição
- Odontologia
- Pedagogia
- Poemas
- Poesias
- Português
- Propedeutica
- Prosa
- Psicanalise
- Psicologia
- Química
- Redação
- Religião
- Romance
- Sexualidade
- Sociologia
- Teatro
- Veterinária
- Xamã